
"E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. | |
E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. | |
Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? | |
E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; | |
Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe." |
Mateus 12: 46 a 50
Durante toda a minha caminhada no evangelho, pude ver, ouvir e sentir coisas que realmente me deram experiências da existência de um Deus amoroso e fiel e de igual forma pude ser testemunha do excesso de preciosismo e vaidade humana que estão inundando as igrejas.
É engraçado com a maioria dos pastores fazem das igrejas a extensão de suas casas. Assim, tudo fica mais familiar, fácil de administrar e enfim, fazer com que a igreja tenha a sua cara.
Porém, tanto nas graaaandes quanto nas pequenas é muito comum observar que esta extensão é cercada de nomeações a esposas, filhos, genros, agregados e qualquer um que lhes garanta a segurança de ter o controle de suas ovelhas de acordo com a sua visão humana de administrar.
Muitos pastores entendem que como feudos ou principados, as igrejas lhes pertencem e por isso tem o direito de proclamarem sua côrte.
O mais engraçado disso tudo é que até a idade média, acreditava-se que os reinos/feudos da Europa tinham seus líderes de acordo com inspiração divina. Deus era quem determinava as familias, sempre nobres, para os reinados existentes.
Isso tem acontecido nas igrejas até hoje é a culpa disso é toda nossa. Carregamos o DNA católico que diz que a santidade sacerdotal é pra poucos privilegiados e começamos a paparicar tanto os pastores quanto suas famílias. Fica nítido na igreja o tratamento diferenciado da "realeza" com relação aos demais. Minhas palavras não estão embasadas no recalque ou quem sabe, frustração de não fazer parte da corte, mas na contestação em ser taxado de rebelde ao questionar determinadas autoridades que diziam ser levantadas por Deus.
O texto acima fica clara a posição de Jesus com relação a sua família. Com exceção de João Batista, seu primo, com quem teve relação direta em seu ministério, Jesus deixa claro a todos que ninguém teria privilégios por pertencer a sua família.
Outro dia achei a maior graça vendo alguns programas de tv e me chamou a atenção que uma certa igreja mundial anunciou o cd de uma cantora que não me lembro o nome como, Cd da fulana de tal - A filha do pastor, Beltrano de tal, que por sinal, era o "dono" da igreja.
Tem igreja grande e famosa onde o presidente e pastor principal consagra seus genros pastores no dia do casamento com suas filhas. Tem pastor campeão de vendas que coloca a família inteira pra trabalhar eu seus programas. Sei de histórias de pastores que começaram a minar e boicotar as lideranças femininas de suas igrejas, para que depois de destituídas, consagrarem sua esposas ( que lindo é o amor) a pastoras justamente no lugar dessas que saíram.
Por estas e outras, o povo evangélico continua crescendo ano a ano, mas sem nenhum reflexo significativo na sociedade de um modo geral. Achamos bonito e copiamos como padrão ideal algo que tradicionalmente tem sido repassado de forma quase que maligna de igreja a igreja.
Não quero aqui, levantar a bandeira da rebeldia e contestação da autoridade pastoral, longe disso. Pastores são homens levantados por Deus para determinados fins. Cabe a igreja, com orientação do Espírito Santo, determinar até a onde o poder humano deve chegar, mas para isso a igreja deve estar alinhada com a verdadeira vontade divina. Como a dúvida sobre o que veio primeiro: o ovo ou a galinha?
Assim sendo, posso afirmar com como todo povo tem no governo, seu reflexo, toda igreja tem no púlpito, sua cria.
Deixo a pergunta: o que fazer para melhorar? Eu sinceramente não sei
IRMÃOS NO ITAIM PAULISTA JARDIM DAS OLIVEIRAS TEMOS UM ANCIÃO IRMÃO HELIO DEPOIS LEVANTARO O SEU CUNHADO COMO DIACONO DO JARDIM DAS OLIVEIRA, SERA QUE NÃO TINHA MAIS IRMÃOS NO JARDIM DAS OLIVEIRAS- CASO PARA PENSSAR
ResponderExcluirVcs sao todos sem noção mal sabem do que estão falando.
ResponderExcluirQue a íra de Deus caia sobre vc´s caluniadores que só vão a igreja para procurar encrenca!
Deus é amor !!!
ExcluirPARTE 2 ...continuação
ResponderExcluir(...)tantos irmãos visitantes que haviam comparecido alí naquela noite para pagar seus votos e glorificar a Deus, ficaram automaticamente impedidos.
Não havia mais o que se fazer. Estava escancaradamente evidente o poderio do querer, do fazer-como-bem-quiser do ancião Marcos Machado.
Com o horário já extrapolado, passou à espera da revelação da palavra.
Subiu na palavra o ancião Maurício da Costa, ancião abaixo de tempo do ancião-mor Marcos Machado.
Disse para a igreja Deus lhe ter revelado a palavra em 16 de 1 Samuel, Deus manda Samuel ungir a Davi.
Como de costume, inicialmente, disse não ser de costume dele se levantar na palavra diante do ancião mais velho, o irmão Marcos Machado, e após a rasgação de seda, passou a pregar a palavra, parafraseando Davi como o irmão Douglas. Quanto mais avançava na pregação, era Douglas e Marcos daqui, Douglas e Marcos de lá em toda a linhagem da pregação.
Por volta das 21:10h, metade da igreja, tendo percebido tardiamente o absurdo do que ocorria alí, a comunhão esfriou, os glórias se emudeceram, o ancião Maurício pedindo “comunhão igreja!” e metade da igreja sofrendo, pois todos necessitavam de uma parte, de um pedaço do pão mas...vai e vem, a pregação discorria sobre o irmão Douglas x ancião Marcos x obra de Deus no ministério.
Quanto mais ele prosseguia, tentando pregar mais espiritualmente para a igreja, mais ele se perdia...O máximo que ele conseguiu pregar nos minutos finais foi ... “fique na humildade, fazendo a vontade Deus, que a prosperidade recairá também sobre sua casa”.
Ao final, o culto se encerrou às 21:25h.
O que se assistiu nessa data, foi, praticamente o homem idolatrando o homem. O poderoso chefão ancião Marcos Machado transformou o culto numa festa de exaltação a seu filho Douglas.
É óbvio e indiscutível que nosso irmão Douglas é merecedor dessa bênção de Deus, não só por ter sido um amoroso instrutor musical, mas, principalmente, por seu excelente testemunho e humildade. E como já disse anteriormente, o irmão é um caro servo de Deus muito mais humilde do que seu próprio pai, o ancião Marcos Machado.
Após ter sido suficientemente apresentado à irmandade, o culto deveria ser conduzido para toda a igreja, sem quebrar o protocolo.
Porém, o que se viu, foi uma festa “política”, de poder de quem detém o status, o prestígio, de quem se resguarda acima das ovelhas, por ter sido ungido e assim se achando intocável.
Sem falar da parte “maçônica” do irmão Ezequias em não contar para sua esposa, nossa irmã, organista e examinadora musical, a decisão do ministério que dele já era conhecida quanto à escolha do irmão Douglas.
Que Deus tenha misericórdia de mim e de todos nós.
O apóstolo Paulo nos exortou a pedir também o dom do discernimento dos espíritos. Assim, ao discernir a manifestação desses espíritos ditadores e opressores no próprio ministério, diante de uma ocorrência chocante como essa, é difícil disfarçar e ocultar o sofrimento da igreja e a angústia no coração da irmandade.
E ainda cinicamente, o mesmo ministério que alerta com ameaças como se fossem vindas de Deus, cinicamente exorta para a humilhada igreja que cada um abaixe a crista e se mantenha na humildade.
É algo assim: se eu, ancião, te magoei, te humilhei, você, irmão, reaja assim: se humilhe ainda mais. O esquema é esse: eu te humilho, você se humilha. Você me humilha, eu te entrego nas mãos de Deus e Deus se encarregará de arrancar você daqui, porque o que é palha voará, sai um e entrará dez no seu lugar.
Helder Gustaf Belchior
hgbelch@gmail.com
PARTE 1
ResponderExcluirAncião Marcos Machado em Capão Bonito, SP, ele mesmo, conforme http://www.ccbverdade.com.br/nepotismo-ccb.htm
É o fim dos tempos
Culto na Congregação da Vila Santa Izabel ou Barro Preto, 7 de abril de 2013, domingo.
Igreja de 300 lugares hiperlotada, irmãos músicos chegando de várias outras localidades, com irmãs e irmãos de pé devido a falta de lugares.
No ministério, entre outros, o cooperador local irmão Nelson de Rondônia, o cooperador da Vila São Paulo irmão Adil, e os anciãos Marcos Machado e Maurício da Costa.
Assim que terminou o hino de abertura, o ancião Marcos Machado assumiu imediatamente a presidência e sem demora, convocou a toda a irmandade para a comunhão de oração de súplica.
Após a oração, o ancião Marcos passou a explicar para a irmandade que o irmão Zé (Jacaré), encarregado de orquestra daquele local, por motivo de emprego necessitou se mudar para Votorantim.
“A obra de Deus é assim, sai um e vem dez...”
Agradecendo a Deus, apresentou para a irmandade o novo encarregado de orquestra para aquela localidade, o irmão Douglas dos Santos Machado, seu filho.
Após muitas orações e confirmações, segundo o ancião, Deus havia confirmado seu filho para ser o encarregado de orquestra daquela localidade.
O ancião chamou seu filho para agradecer a Deus do púlpito. O irmão Douglas subiu no púlpito e agradeceu e glorificou a Deus por essa bênção, contando para a irmandade que tudo era confirmação de uma revelação que ele tivera anos atrás.
Foi um testemunho maravilhoso e edificante para a igreja e para cada um individualmente.
Para mim foi, e me alegrei no meu coração por essa bênção e honra de Deus ao irmão Douglas, senti o favor de Deus sobre ele, pois, para mim, o filho é até mais humilde do que seu pai ancião.
Em seguida, o ancião Marcos Machado chamou outro encarregado musical regional, o irmão Ezequias, que no púlpito, sem rodeios, foi logo disparando o que ninguém esperava ouvir : “Ai de quem se levantar contra a obra de Deus criticando o que Deus confirmou com o irmão Douglas...ou alguém aqui acha que só porque o irmão Douglas é filho de ancião não mereceria esta bênção...Nesta obra, temos que estar todos em comunhão, em prudência e humildade...Antes de vir para este culto, antes de sair de minha casa, minha esposa insistiu em vários momentos para eu lhe dizer quem era o novo encarregado musical desta igreja aqui...Eu respondi a minha esposa que jamais lhe contaria antes desta confirmação e deste culto...Vai ter muito falatório mas ai daquele que criticar esta obra e o operar de Deus nesta obra!”
Após o irmão Ezequias, o ancião Marcos Machado chamou o encarregado musical regional mais antigo, o irmão Tonico, que no púlpito testemunhou bonito, contando as obras de misericórdia e de bênçãos de Deus sobre ele desde 54 anos atrás, lá no distante ano de 1958. Foi um testemunho edificante para toda a igreja, com simplicidade e humildade, sem bravata, ameaça e arrogância.
Após o pronunciamento destes três irmãos, o ancião Marcos Machado convocou a igreja para todos novamente se dobrarem para uma segunda oração pelo irmão Douglas.
Foi uma fervorosa oração, até parecia estar sendo ungido um ancião ou um diácono.
A igreja veio abaixo, em glórias e linguagens das mais diversas, com redobrado fervor muito mais que na oração inicial de súplica e na oração final de encerramento do culto.
Após esta cerimônia, ficamos estupefatos: naquela condução do culto, o ancião suprimiu a parte para os santos testemunhos, tantos irmãos...
Continua e termina na parte 2
Caros e amados , em se falando de parentes no ministério , no Vale do Ribeira , Litoral Sul do Estado de São Paulo , mais propriamente na Regional de Registro são encontrados diversos casos de nepotismo , nas cidades de Miracatu , Juquiá entre outras.
ResponderExcluirNão tenho interesse em colocar nomes , porque alem deste desvio de conduta, tenho observado uma determinada rejeição em que se ordene pessoas de cor para o ministério , não só por aqui , mas venho observando isso em diversas localidades, se DEUS confirmar , eu acho que a obra é de DEUS ,mas o HOMEM está colocando a mão.DEUS Abençoe a todos.
Caro Irmão,
ExcluirTanto aí como em qualquer cidade do Brasil. Como disse, fazem extensão das suas casas. São sobre este religiosos que o evangelho de Mateus 25:35 em diante, fala. Eu não vos conheço, apartaivos de mim, malditos!!!!!
Oro para que a vontade de Deus se manifeste na sua igreja!! Paz seja convosco.